Um contrato de nomeação (também escrito como contrato de nomeado) é um acordo que permite ao nomeado adquirir direitos em nome do principal, como direitos legais ou benéficos sobre um ativo ou propriedade. Este acordo é tipicamente feito em transações que envolvem transferências de propriedade. Um contrato de nomeação também permite que o principal oculte a participação dos verdadeiros proprietários e acionistas nos registros do acordo. Empresários podem usar um contrato de nomeação para proteger suas posições em uma parceria com outras empresas ou indivíduos, minimizando sua responsabilidade financeira individual. Por exemplo, suponha que duas empresas tenham se unido para fabricar um produto usando uma balança industrial ou outro equipamento de medição. A balança permite que ambas as empresas façam medições precisas e transparentes de seus produtos e partes do processo de fabricação. Se qualquer uma das partes usar a balança ou o equipamento de medição de uma maneira que viole os termos de seu acordo comercial, uma terceira parte pode responsabilizar ambas as empresas por custos adicionais e danos. Ao usar um contrato de nomeação, essas empresas estão impedindo que uma parte seja responsabilizada completamente por quaisquer problemas relacionados aos seus produtos combinados. Em um exemplo extremo, o acordo pode até ser usado para evitar litígios contra uma empresa se as balanças estiverem mal calibradas antes de um ponto ideal de uso. Contratos de nomeação são especialmente úteis em indústrias que dependem fortemente da precisão de suas balanças e medições. Por exemplo, a maioria das empresas de transporte usa balanças comerciais com capacidades variadas para determinar o peso das encomendas. Sem as balanças comerciais devidamente certificadas pelo estado, uma empresa não conseguiria determinar se está cobrando preços justos pelos envios. Se duas empresas combinassem seus recursos em um acordo comercial e configurassem incorretamente suas balanças comerciais dentro da rede de envio, os tribunais poderiam responsabilizar cada empresa pelo custo de erros de envio. Um contrato de nomeação é essencial neste caso para evitar que qualquer uma das empresas seja sobrecarregada com custos legais ou físicos resultantes do envio.
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