A Revolução na Arena Legal
Por anos, o Balanças Service tem lidado com balanças eletrônicas e peças rotativas por milhares. Precisão e leituras calibradas combinadas com um serviço de qualidade definem a marca, e sua distinção como fornecedora de balanças e soluções de serviço para os mercados automotivo, contábil, de saúde e industrial.
Estes são sinais claros de uma revolução gradual no campo legal hoje. Assim como com eletrônicos e sistemas mecânicos, a prática do direito está seguindo o mesmo caminho, e pela primeira vez, estou feliz que essa “mudança” finalmente acontecerá. Você pode ter ouvido falar disso; é chamada (tambores, por favor) uma revolução legal abrangente.
Estamos constantemente ouvindo sobre suítes de software como Clio, MyCase, LEAP, Rocket Matter, PracticePanther, Zola Suite e Avvo focando em gerenciamento de casos, agendamento, verificação de conflitos, contabilidade fiduciária, faturamento, emissão de faturas e processamento de cartões de crédito, entre muitas outras funções, tudo a partir da nuvem. Também há novos players como LawTap, LawYogi, UpRight Law, LegalSifter, Smokeball, TimeSolv, Visible.vc, Zapier e TinyScan que fornecem inovação legal e serviços de desenvolvimento de negócios. Antigamente, era simplesmente sobre acompanhar as regras locais do tribunal e adicionar mais ferramentas ao proverbial cinto de ferramentas.
Já se foram os dias das enormes bibliotecas de escritórios com fileiras e fileiras de livros para pesquisa, construindo e adicionando a uma coleção fixa de livros jurídicos encadernados para referência, sempre mantendo pilhas de livros de direito. Meu primo, um advogado em Wisconsin, diz: Agora, pelo menos nos Estados Unidos, tanto grandes quanto pequenos escritórios desistiram de suas bibliotecas físicas e estão usando plataformas baseadas na nuvem como Fastcase, Westlaw, Casemaker, Casetext e PACER para conduzir sua pesquisa jurídica. Eu não comecei a praticar direito até depois da chegada do iPad, tablets Nexus, Chromebook e computadores móveis – quem se lembra do Blackberry? A maioria dos advogados usa um ou qualquer combinação desses dispositivos para conduzir pesquisas jurídicas e se comunicar não apenas com os tribunais, mas também com seus clientes, e claro, eu também.
Esses exemplos não são os únicos componentes das revoluções legais que consigo pensar, mas meu ponto aqui é que a mudança está acontecendo no campo legal, e tem acontecido, e não está desacelerando. A cada dia que passa, o ponto é proclamado em voz alta que a verdadeira prática do direito será “interrompida” da mesma forma que o negócio de eletrônicos foi interrompido.
Não convencido? Bem, se ajuda, veja assim: onde estariam as oficinas de reparo sem a tecnologia de diagnóstico que está disponível hoje. Já se foram os dias de obter uma lista básica de reparos para completar um diagnóstico e fazer essas reparações. Se você quisesse obter um diagnóstico mais preciso em anos passados, tinha que realizar primeiro um teste OBD I, depois um teste de escopo, e então, após horas e horas, você poderia decidir quais reparos fazer. Hoje, boas oficinas estão pelo menos realizando um teste OBD II antes de fazer quaisquer reparos futuros, e muitas investiram em equipamentos de diagnóstico para realizar varreduras e olhar dados ao vivo antes de colocar um scanner ou tempo no veículo além de completar uma inspeção pré-reparo básica.
As coisas na prática do direito definitivamente evoluíram muito desde que meu avô e seus colegas abriram caminho para muitas dessas revoluções digitais. Nas décadas de 1950 e 60, os paralegais assistiam advogados na preparação de um testamento, curatela e tutela. Eles realizavam pesquisas jurídicas em uma biblioteca com livros e “shepherds” atualizados anualmente. No final da década de 1970, eles estavam realizando trabalhos menos complexos, e na década de 1980, estavam redigindo pedidos e respostas de descoberta. Em meados da década de 90, estavam redigindo documentação legal simples e chamadas de clientes anteriores eram comuns. Na década de 2000, os paralegais se tornaram capazes de lidar de forma independente com tarefas mais demoradas em litígios.
Com as constantes mudanças e melhorias na tecnologia, a ordem também deve exigir que os advogados mantenham-se atualizados com sua educação jurídica continuada para se manterem a par das mudanças que ocorrem ao seu redor, da mesma forma que o Balanças Service tem reparado e prestado serviços a milhares de balanças eletrônicas por mais de 60 anos, e encontrou os recursos para manter sua relevância no mercado aplicando precisão incomparável e desenvolvendo soluções inovadoras para atender às necessidades únicas de seus clientes (Fonte: O Balanças Service…). No entanto, produtos digitais e físicos não são as únicas ferramentas que a prática do direito tem à sua disposição. Esta é a incrível prática de personalizar nosso conjunto de habilidades coletivas para se adequar ao estado atual dos assuntos legais, nossos clientes (clientes), e atendê-los da melhor forma possível, com o máximo de cuidado, enquanto encontramos soluções inovadoras para seus problemas legais.