Quando se trata de ter um parceiro de negócios, a chave é que cada um de vocês possa confiar um no outro. Muitas vezes, na indústria de reparo de balanças, uma “parceria comercial” consiste em um técnico de balanças e um funcionário de “escritório” que cuida das finanças e do agendamento de clientes. Há um entendimento tácito de que um de vocês é a pessoa que sai e faz o serviço real, enquanto o outro cuida do trabalho de escritório – e em um mundo perfeito, todo o dinheiro que entra vai para uma conta bancária e você faz o que precisa fazer com o dinheiro coletado.
Em um mundo perfeito, esse relacionamento funciona, e você pode prosperar na indústria escolhida.
E então há momentos em que o pior cenário ocorre: o técnico de serviço abandona a empresa sem aviso prévio ao parceiro de escritório.
No artigo, “Posso Processar Meu Parceiro de Negócios por Abandono?” do advogado de Tampa Bay David Haas, discute como a lei pode intervir para ajudar quando se trata de uma parceria comercial que deu errado. O Sr. Haas afirma: A lei da Flórida fornece uma resposta muito confusa à questão de como processar um parceiro de negócios por abandono. As parcerias são regidas pelo Capítulo 620, Estatutos da Flórida, e em particular, pelo Capítulo 620.830(1). Essa lei afirma que quando um parceiro comete um ato de má conduta, ele ou ela é “dissociado” da parceria. Além disso, exige que o parceiro dissociado deve entregar toda a propriedade (e quaisquer lucros derivados dessa propriedade) à parceria. Se o parceiro que deseja processar não quiser buscar a dissociação, seu recurso é processar o parceiro pelas perdas resultantes da má conduta. Um parceiro que deseja processar não precisa solicitar isso a um tribunal. Cabe ao juiz determinar se o parceiro na ação judicial venceria. A questão então se torna se valeria a pena o tempo e os recursos para processar o parceiro por abandono. É difícil levar alguém ao tribunal, mesmo que eles não façam mais parte da empresa. É confuso, o que significa que as coisas podem ficar bagunçadas… rapidamente.
Da Balanças Service, tudo se resume à confiabilidade e confiança. É vital que você e seu parceiro de negócios discutam todas as questões à medida que surgem, mesmo que seja algo difícil de abordar. Você deve ser capaz de confiar em seu(s) parceiro(s) e saber que pode confiar neles para tratá-lo de forma justa. E você deve ter respeito suficiente pela empresa para evitar que quaisquer problemas se degradem a esse ponto. Quando um parceiro de negócios abandona o serviço de uma empresa, isso coloca muita confiança em questão para todos os envolvidos. O proprietário da empresa tem que descobrir como manter a empresa funcionando, mesmo que a empresa seja de reparo de equipamentos mecânicos de alto valor. Isso exigirá que o proprietário contrate alguém proficiente em consertar balanças, ajude a manter a empresa funcionando com sucesso e tenha alguma ideia de como uma empresa funciona para sustentar essa renda para si mesmo/a. É uma venda difícil fazer alguém confiar novamente no parceiro de escritório, especialmente se a parceria foi de longa data. Mas a realidade é que o proprietário tem que enfrentar o desafio e colocar todos os aspectos emocionais de lado e trazer alguém para a empresa que possa ajudar a crescer a empresa com sucesso. É apenas uma questão de convencer os clientes existentes de que o serviço será tratado da mesma forma que antes, e que você, como proprietário, pode ser confiável para manter suas necessidades como prioridade máxima.
Para mais informações sobre parcerias comerciais e considerações legais, você pode visitar USA.gov.